Cidades
Prefeitura de Arapiraca participa de audiência pública sobre cotas para mães atípicas
Arapiraca deu um novo passo em direção a uma comunidade mais acolhedora e inclusiva para as mães de filhos com condições específicas de saúde, como síndromes, deficiências ou neurodiversidades. Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias de Políticas Públicas para a Mulher e Saúde, participou de uma audiência pública que debate a criação de cotas para mães e cuidadoras atípicas.
O projeto de lei apresentado institui reserva de vagas para mães, avós ou tutoras legais que sejam cuidadoras primárias de pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em concursos públicos e programas de qualificação profissional realizados pelo Município.
“Nosso o objetivo é buscar a inclusão e justiça social, criando oportunidades de trabalho e renda para mulheres que dedicam a vida a cuidar dos filhos com deficiência ou TEA, abrindo mão de estudar ou trabalhar. É preciso reconhecer e valorizar esse papel, garantindo que estas mulheres tenham acesso a políticas públicas que lhes deem autonomia e transformem suas vidas”, afirma a secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá.
Durante a sessão, que deu voz a mães e pais atípicos do município, foram apresentadas todas as propostas que envolvem a lei, detalhando requisitos de comprovação, número de reserva de vagas, justificativa, fiscalização e penalidades. A iniciativa foi da empreendedora Janny Kelly de Lima, que é mãe de uma criança atípica.
Além dos órgãos intersetoriais da Prefeitura e pais e mães atípicos, a audiência, realizada na Câmara Municipal de Arapiraca, também contou com a presença de representantes de instituições fundamentais para a garantia dos direitos e acolhimento necessário para mãe atípicas, como a Pestalozzi, o Grupo Mulheres Brasil e a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB).
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
3GASTRONOMIA
Comida di Buteco valoriza verduras em petiscos na 19ª edição; conheça as novidades dos bares
-
4FUTEBOL
Avaí arranca empate com o Sport no último lance na Ilha do Retiro pela Série B
-
5ECONOMIA E PREVIDÊNCIA
INSS inicia pagamento antecipado do 13º salário em 24 de abril; confira o calendário