Cidades
Prefeitura de Arapiraca vai lançar sistema ChatBot
Ferramenta de comunicação via WhatsApp tornará mais ágil e prático o atendimento à população
Uma nova ferramenta de gestão será implantada nos próximos dias, para tornar mais ágil o acesso do cidadão arapiraquense às informações acerca dos serviços públicos disponíveis em Arapiraca.
A gestão do prefeito Luciano Barbosa deve lançar, nos próximos dias, o ChatBot da Prefeitura, que é um canal de comunicação via WhatsApp, permitindo que os usuários façam solicitações pelo celular, sem precisar se deslocar até as escolas, unidades de saúde e até mesmo ao Centro Administrativo Municipal.
O processo de implantação do ChatBot, que terá como atendente virtual CIDA (Central Integrada de Atendimento), está sendo debatido com os secretários e secretárias, para que sejam alinhados os primeiros passos do funcionamento do sistema.
A solução inovadora foi desenvolvida em parceria pela equipe de servidores do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) e da Secretaria Municipal de Gestão Pública.
A ferramenta já está em fase de testes internos para, em breve, ser disponibilizada ao público com o propósito de simplificar o atendimento à população.
A atendente Cida vai informar ao cidadão ou cidadã se tem vagas nas escolas, emissão da declaração de matrícula, agendamento de consultas para acompanhamento pré-natal, consulta de débitos e emissão de certidões, solicitação de poda/supressão de árvores, capina de rua, entre outros serviços.
Segundo revela a consultora *Thays Wanderley, responsável pela coordenação dos trabalhos, a ferramenta já está em fase de testes internos para, em breve, ser disponibilizada ao público com o propósito de simplificar o atendimento à população.
Pelo cronograma, as secretárias de Educação, Saúde, Fazenda e Serviços Públicos serão as primeiras a adotar a novidade, que será gradualmente expandida às demais secretarias conforme o avanço do projeto.
Para o prefeito Luciano Barbosa, a iniciativa representa um avanço importante na aproximação entre a gestão pública e os cidadãos arapiraquenses. “É uma ferramenta que moderniza a gestão, reduz burocracias e fortalece o vínculo entre a prefeitura e a população”, destaca.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026