Cidades
Aeroporto Zumbi dos Palmares inaugura espaço multissensorial para passageiros neurodivergentes
Ambiente é voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e integra programa nacional de acolhimento em terminais aéreos
O Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, passa a contar, a partir desta segunda-feira (1º), com um espaço multissensorial dedicado ao acolhimento de passageiros neurodivergentes. A inauguração será realizada às 12h30 pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com a presença do governador Paulo Dantas, do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, e outras autoridades.
Localizada na sala de embarque internacional, a estrutura foi projetada para oferecer mais conforto e tranquilidade a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais. O ambiente conta com iluminação suave, recursos táteis e interativos, além de uma área que simula o interior de uma aeronave, ajudando os passageiros a se familiarizarem com a experiência do voo.
A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, do Governo Federal, em parceria com concessionárias aeroportuárias. Espaços semelhantes já foram implantados em outros terminais do país, como Congonhas (SP), Galeão (RJ), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Natal (RN).
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a medida busca tornar a aviação civil mais inclusiva e acessível, reduzindo barreiras e garantindo que todos os passageiros possam viajar com mais segurança e tranquilidade.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026