Cidades
Guarda Civil Municipal de Palmeira dos Índios ganha número oficial após recomendação do Ministério Público
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Palmeira dos Índios passou a contar, a partir desta semana, com um número oficial de atendimento ao público para casos de urgência, emergência e denúncias: (82) 98830-0793. A medida foi adotada após recomendação do Ministério Público Estadual (MPE/AL), que identificou uma irregularidade na forma de contato da corporação com a população.
Até então, o telefone divulgado como “oficial” pela Guarda era, na verdade, o número pessoal do comandante da corporação, situação considerada inadequada pelo órgão ministerial, por expor dados particulares e comprometer a impessoalidade administrativa.
Segundo o MPE, a utilização de um telefone privado como canal de atendimento público feria princípios básicos da administração pública, como a impessoalidade, a transparência e a regularidade institucional. A recomendação exigiu que a Prefeitura e a GCM adotassem providências imediatas para disponibilizar um canal exclusivo e institucionalizado para o contato com os cidadãos.
Com a efetivação da medida, a Guarda Municipal passa agora a contar com um meio oficial de comunicação que assegura maior profissionalismo no atendimento e fortalece a confiança da população no serviço. Além de preservar a privacidade do comandante, a criação de um número específico representa um passo importante para a institucionalização da Guarda Municipal em Palmeira dos Índios, alinhando-se às boas práticas de gestão pública.
A Prefeitura destacou, em nota, que o novo número está disponível 24 horas por dia para situações de urgência, emergência e denúncias, garantindo maior celeridade no atendimento e fortalecendo o papel da GCM na segurança preventiva do município.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista