Cidades
Agosto Lilás: Arapiraca reforça combate ao feminicídio em parceria com associação brasileira de mulheres de advogadas
A campanha Agosto Lilás segue conscientizando e promovendo o combate à violência de gênero. Na manhã desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, participou do seminário (Por ela, por todas nós”, promovido pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Durante o momento, a secretária adjunta Paula Tainá, trouxe um momento de reflexão sobre o tema, discutindo sobre as motivações do crime de feminicídio, que consistem em misoginia, violência doméstica e discriminação de gênero, e destacou o número crescente de casos. Segundo dados do Painel Violência Contra a Mulher, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram julgados 10.991 casos de feminicídio em 2024, contra 3.375 casos em 2020, um número 225% maior.
“É lamentável o aumento das estatísticas do feminicídio em todo o Brasil. Precisamos pensar que estas vítimas tinham nomes, rostos e sonhos. Não vamos deixar que sejam apenas mais um número, a luta por um futuro sem feminicídio começa por cada um de nós, aqui e agora”, afirmou a secretária.
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de diversas associadas da ABMJ, além de estudantes do ensino médio da rede de ensino municipal, reforçando o compromisso do Município com a educação e fortalecimento da base para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A presidente da associação, Josefa Barros, destacou a gestão do Prefeito Luciano Barbosa e a importância do trabalho desempenhado por Arapiraca. “A face da vítima é a de uma irmã, mãe, amiga, uma colega de trabalho. Por isso, precisamos nos unir e juntos combatermos a violência doméstica. Nosso objetivo é educar, conscientizar e mobilizar o público sobre a gravidade do feminicídio, indo além das estatísticas para mostrar a realidade humana por trás dos números e apontar caminhos para a prevenção”, finalizou.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal