Cidades
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
Enquanto edis alegam que serviço de aplicativo é ilegal, população comemora ampliação das opções de mobilidade urbana e critica postura do Legislativo
A chegada do aplicativo 99 Moto em Palmeira dos Índios gerou um verdadeiro choque de opiniões na cidade. De um lado, usuários celebram a alternativa econômica ao transporte tradicional; do outro, vereadores tentam restringir a atuação dos motoristas de aplicativo, sob o argumento de que o serviço seria ilegal e não geraria impostos para o município.
Nas redes sociais, a repercussão foi intensa. Perfis como @xo_ve.dicas e @igorianpereira destacaram o quanto a entrada da 99 na cidade representou um avanço, especialmente pela possibilidade de corridas mais baratas e acessíveis. “Que venha os Ubers para cidade, estamos precisando”, escreveu um usuário, enfatizando a necessidade de alternativas ao monopólio dos mototáxis e táxis tradicionais.
O tom crítico em relação à postura dos vereadores também foi evidente. @gilomichelle apontou a sessão na Câmara como uma “vergonha” ao se referir às falas de parlamentares que insistem em afirmar que apenas mototáxis pagam impostos e, portanto, teriam exclusividade para operar na cidade. “Quer dizer que nós não pagamos impostos? Não temos o direito de escolher como queremos andar?”, questionou.
Outro internauta, @charlysabel, foi mais incisivo: “Os vereadores estão mal informados. Querem impedir a 99, mas esquecem que o serviço foi legalizado pelo STF. Eles têm mais poder que o Supremo agora?”.
A polêmica se intensifica com relatos de usuários que sofriam com os preços abusivos dos mototáxis e táxis locais, como apontou @rosa.galindo.96995238: “Uma corrida de moto por 7 reais é caríssima, e de táxi por 20 reais, um absurdo! Queremos Ubers também para ficar legal!”.
Por outro lado, vereadores contrários à permanência da 99 na cidade argumentam que a plataforma não estaria sujeita às mesmas regras impostas aos mototaxistas e taxistas regulamentados, o que configuraria concorrência desleal. No entanto, a população rebate, acusando o grupo de parlamentares de agir em defesa dos cabos eleitorais mototaxistas, que se sentem ameaçados pela entrada do novo serviço.
O ex-prefeito Julio Cezar, apontado por alguns internautas como aliado dos mototaxistas, ainda não se pronunciou sobre a polêmica. Enquanto isso, o aplicativo 99 segue operando na cidade, sendo cada vez mais utilizado pelos moradores, que veem na plataforma uma chance de economizar e driblar os altos preços do transporte tradicional.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido