Cidades

Ex-prefeito relembra legado de Helenildo na luta pela água e lamenta desabastecimento na cidade

Redação 16/11/2023
Ex-prefeito relembra legado de Helenildo na luta pela água e lamenta desabastecimento na cidade

Em uma publicação feita hoje (16) nas redes sociais, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, relembrou o legado de seu pai, o ex-deputado Helenildo Ribeiro, na luta pela regularização do abastecimento de água no município. No post, James Ribeiro reflete sobre as conquistas passadas e expressa preocupação com os atuais desafios relacionados à água na cidade.

Em suas palavras, Ribeiro destacou: “#tbt de uma história de trabalho que mudou a triste realidade que existia, melhorou a vida das pessoas e preparou a cidade para novos desafios. É orgulho que fala!! Mas infelizmente hoje em dia regredimos na questão da água, e já ouvimos pessoas reclamando novamente pela falta d’água, má prestação de serviço e pelo valor da conta de água que subiu absurdamente.”

A postagem vem em um momento em que Palmeira dos Índios enfrenta problemas crônicos de falta de água. A adutora Helenildo Ribeiro, que deveria ser a solução para estes problemas, está sendo subutilizada por uma companhia privada que comprou os direitos de abastecimento da cidade por R$100 milhões de reais. Essa situação tem gerado insatisfação entre os moradores, que reclamam de falta de água e aumento excessivo nas contas.

Além disso, a barragem do Balsamo, e também idealizada por Helenildo Ribeiro, projetada inicialmente para irrigação, nunca foi utilizada para sua função primordial. A falta de iniciativa das autoridades em ativar o sistema de irrigação da barragem tem sido um ponto de preocupação para os agricultores da região.

Populares apontam diretamente para o atual prefeito, Julio Cezar, como o principal responsável pelos problemas atuais no abastecimento de água na cidade, já que vendeu os direitos e concessão do uso da água para uma companhia espanhola por R$100 milhões. O pior dessa história é que já existe na cidade movimentos de setores da sociedade civil querendo o esclarecimento e prestação de contas desse recurso milionário que devem estar nos cofres da municipalidade. 

Esta preocupação ressalta a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos e da responsabilidade dos líderes políticos em assegurar serviços básicos para a população.

Veja a publicação