Cidades
Agreste Saneamento trabalha em manutenção de bombas para regularizar abastecimento

Dois conjuntos motobombas da ETA Morro do Gaia, em São Brás, passam por manutenção. Foto: Ascom Casal.
O Sistema Coletivo do Agreste (SCA) continua operando com 50% de sua capacidade, devido à paralisação de dois conjuntos motobombas – titular e reserva – que compõem a estação de captação de água do rio São Francisco, localizada no Morro do Gaia, em São Brás.
Após vistoria, técnicos da Agreste Saneamento, responsável pela operação do sistema, pré-diagnosticaram possíveis queimas dos dois motores provocadas por mexilhões dourados, que são sugados do rio e entram nos compartimentos internos dos equipamentos, causando o travamento do eixo da bomba. Esta espécie é exótica à fauna local, considerada uma praga na sua forma de proliferação e foi detectada recentemente nas unidades.
Os conjuntos motobombas foram encaminhados para uma empresa especializada, em Recife (PE), onde será feito um diagnóstico mais preciso das peças danificadas e, consequentemente, a realização de reparos e recuperação dos equipamentos.
Diante do cenário, a Agreste Saneamento está envidando todos os esforços no sentido de ter os motores consertados e reinstalados o mais breve possível. Enquanto isso, o sistema segue operando com a metade de sua vazão normal, o que pode ocasionar alguma deficiência nas cidades de Arapiraca, Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.
Para atenuar o impacto de desabastecimento, a empresa está reforçando o fornecimento de água por meio de caminhões-pipa para serviços essenciais e pontos críticos afetados da região do Agreste até que o sistema volte a operar normalmente.
A Casal e a Agreste Saneamento contam com a compreensão da comunidade e solicitam a todos que adotem práticas de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Para outras informações, a Companhia disponibiliza o Call Center 0800 082 0195.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados