Cidades

Projeto Creche Segura vai receber reforço do Corpo de Bombeiros

28/02/2023
Projeto Creche Segura vai receber reforço do Corpo de Bombeiros

O projeto Creche Segura ganhou um reforço com um convênio entre a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância e o Corpo de Bombeiros para realizar treinamentos sobre primeiros socorros para as equipes de profissionais que atuam nas creches. Até agora, o projeto tinha a instrução apenas dos profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Com a participação do CB, vai possibilitar que o curso de primeiros socorros seja levado não apenas para as Creches Cria, mas também para as creches dos municípios alagoanos.

A iniciativa cumpre exigência da Lei Federal 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O Creche Segura começou no ano passado, quando as primeiras creches, das 200 que serão construídas pelo Governo de Alagoas, começaram a ser entregues. Quando o projeto iniciou, o treinamento acontecia em duas unidades por mês. A partir de março, serão seis creches/mês, sendo quatro nos equipamentos Cria e duas do município.

O projeto é uma articulação da Primeira Infância, responsável pela logística de deslocamento de profissionais e materiais para as capacitações e articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a parceria Samu. As atividades realizadas são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu.

O conteúdo programático corresponde a seis horas/aula com abordagem dinâmica e prática e prevê os primeiros socorros nas seguintes situações: engasgo; choque elétrico; fraturas; convulsões; afogamentos; ferimentos; queimaduras e parada cardiorrespiratória. Ao final das ações são entregues os certificados de participação de todos os profissionais capacitados. “São acidentes que, infelizmente, podem acontecer e o nosso papel é buscar a segurança das nossas crianças e, consequentemente, dos profissionais e das famílias delas no momento em que oferecemos esse treinamento”, afirmou a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas.

Pilar

Nesta terça-feira (28), o projeto aconteceu em mais uma Creche Cria, em Pilar. Para a técnica responsável pela Educação Infantil da rede municipal de Pilar, Analina Fonseca, uma das participantes do treinamento, o momento foi de suma importância. “Em situação de emergência, os primeiros minutos com a aplicação de técnicas ou manobras corretas podem salvar uma vida, seja de uma criança ou até mesmo de um outro profissional”, afirmou.

Analina destacou alguns pontos da experiência. “O dinamismo e a excepcional segurança da equipe, em transmitir o conteúdo, a constante interação com os profissionais da creche e o material/equipamento utilizado são marcas do treinamento”, disse a técnica.

Até o momento, o curso de primeiros socorros, com carga teórica e prática, foi ministrado nos seguintes municípios, além de Pilar: São Luiz do Quitunde; Matriz de Camaragibe; Santa Luzia do Norte; Viçosa; Monteirópolis; São José da Tapera; Marechal Deodoro; Mar Vermelho; São Miguel dos Campos; Batalha; União dos Palmares e Jacaré dos Homens.