Cidades
Casal prossegue com investimentos em eficiência energética
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) segue realizando investimentos em eficiência energética e em otimizações operacionais em seus sistemas de abastecimento. É que a empresa adquiriu um novo inversor de frequência e o instalou, na última terça-feira (20), na estação de tratamento de água (ETA) de Estrela de Alagoas.
Conforme esclareceu Gileno Marques Luz, coordenador de distribuição da Casal, o novo equipamento vai representar uma economia de 10% a 15% no consumo de energia da ETA. “Além de reduzir a conta de luz, o inversor de frequência introduz melhorias operacionais ao permitir a regulação precisa de conjuntos motobombas”, disse o coordenado. “Isso reforça a continuidade da vazão de água que é bombeada nas redes de distribuição de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão”, completou.
Marques também citou que o inversor permite a automação de diversos procedimentos, os quais necessitavam, anteriormente, da constante intervenção por parte de operadores da Casal. “É um equipamento que beneficia tanto a operacionalidade da estação quanto a prestação do fornecimento de água”, concluiu o coordenador.
Vale lembrar que a Casal vem investindo em tecnologias para incrementar a eficiência energética de suas instalações desde 2021. De lá para cá, a Empresa instalou inversores de frequência na Barragem Caçamba, em Quebrangulo; na elevatória do Sistema Carangueja, em Palmeira dos Índios; na ETA Caçamba, em Palmeira dos Índios; e em estação elevatória de água tratada (EEAT) do Benedito Bentes, em Maceió.
Em setembro de 2021, a Casal investiu R$ 3 milhões, obtidos em uma parceria com a Equatorial Alagoas, em razão de obrigações desta última junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em projetos de eficiência energética para os sistemas de abastecimento Pratagy e Aviação, ambos em Maceió, bem como para sistema de abastecimento de Rio Largo.
A parceria entre Casal e Equatorial Alagoas para eficiência energética nos sistemas produtores de água segue em andamento e poderá garantir novos investimentos em 2023.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado