Cidades
Seminário Internacional sobre o Semiárido reúne pesquisadores, técnicos e estudantes em Piranhas
10/11/2022

Foto: Ronaldo Lima
Com a participação de pesquisadores, técnicos, gestores, produtores rurais e estudantes, foi aberta nesta quinta-feira (10), a 9° edição do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, no Centro Xingo, no município de Piranhas (AL). O evento contou com a participação da secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Aline Melo, e segue até esta sexta-feira (11), com uma temática diversificada sobre meio ambiente.
A secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Aline Melo, destacou a importância do evento para a região, para técnicos, gestores e, principalmente, para os agricultores familiares de Alagoas. “É um momento rico em que especialistas, técnicos, produtores rurais e estudantes trocam experiências enriquecedoras sobre o semiárido alagoano”, afirmou a gestora da Seagri.
Para o presidente do IABS, Tadeu Assad, o Seminário Internacional cria conexões para uma ampla discussão sobre a sustentabilidade, o meio ambiente e, notadamente, a convivência com o Semiárido. “Durante dois dias especialistas transmitem conhecimentos e técnicas que são bastante importantes para todos os envolvidos no contexto sócio ambiental e para os participantes de toda parte do país”, assegura.
Durante a mesa redonda, os participantes tiveram a oportunidade de abordar os temas “Lugar de fala: interações de gênero e territórios” e “Novas perspectivas no contexto da juventude do Semiárido”.
Nesta sexta-feira (11), o seminário segue com sua programação em quatro mesas-redondas abordando temas como o papel de grandes empresas na promoção da sustentabilidade; a convivência entre gerações nos contextos de clima, adaptação e vulnerabilidade e, ainda, ciência e conhecimento tradicional: dialógica entre o saber e o fazer.
Além disso, a coordenação do evento promove uma trilha ecológica pelo Centro Xingó, para mostrar a estrutura do local, onde são feitas capacitações voltadas para os agricultores familiares de Alagoas.
Realizado anualmente, o evento promove a troca de conhecimentos, experiências e apoia o desenvolvimento de pessoas para atuar em prol da convivência com o semiárido.
Fotos: Ronaldo Lima
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados


