Cidades

Festival de Música de Penedo abre inscrição para oficinas e workshops gratuitos

26/09/2022
Festival de Música de Penedo abre inscrição para oficinas e workshops gratuitos

Músicos brasileiros e estrangeiros participam do festival que acontece entre 19 e 22 de  outubro. Foto: Ascom

Os estudantes e toda a comunidade de Penedo vão poder participar de mais de 25 oficinas e dois workshops no Festival de Música de Penedo em outubro. As oficinas serão realizadas por músicos profissionais de Alagoas, de outros estados e países, como Rio Grande do Norte, São Paulo, França e Estados Unidos.

Os interessados em participar das ações podem começar a se inscrever na segunda-feira (26), por meio do site www.cemupemusicologia.com/femupe-inscricoes. As oficinas e os workshops serão gratuitos. As inscrições terminam no dia 15 de outubro. Estão disponíveis 20 vagas para cada oficina.

Além de estudantes e comunidade, os profissionais de diversos instrumentos musicais também podem participar. É aberto ao público de todos os níveis, do iniciante ao avançado.

Uma das oficineiras que integra à programação é Bianca Santos. Ela é trompetista da orquestra sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e há anos toca o instrumento. Bianca contou que a oficina dela vai tratar sobre rotinas de estudos, o trompete, estudos técnicos, entre outros assuntos.

“Vou abrir também para alunos que queiram mostrar alguma peça e que queiram participar de uma conversa. Também vamos fazer uma prática em conjunto. Vou levar algumas peças e ver no que dá para trabalhar. Será gratificante e agregador. Estou com boas expectativas”, disse a trompetista.

Outro profissional que está na programação de oficinas é o professor de violão, Ezequias Lira. Ele ensina a prática do instrumento em conjunto com ênfase na música popular brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ezequias toca violão profissionalmente há 30 anos. O objetivo da sua oficina é promover sempre uma interação dos participantes para gerar criatividade musical.

“A proposta da nossa oficina é tratar o violão brasileiro popular instrumental do solo de acompanhamento dentro da realidade dos alunos que vão se inscrever. Vamos trabalhar técnicas de ritmos de linguagem, interpretação, e as dúvidas que surgirem serão sanadas. O objetivo maior é estimular os participantes a desenvolverem a criatividade musical com foco no violão de repertório. Estou animado para participar do festival”, declarou Lira.

O Festival de Música de Penedo é uma realização da UFAL através do Centro de Musicologia de Penedo, em parceria com Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Penedo, Patrocínio SEBRAE Parceiros: Lamus – Laboratório de Musicologia, Cesem – Cnetro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Confederação Musical Portuguesa, Arizon State University, Miami University, Republica Portuguesa, Bureau de Comunicação Comunitária, Keka Rabelo Comunicação e Agerrp-UFAL (Agência Experimental de Relações Publicas da UFAL).


Fotos: Ascom

Horários das oficinas e dos workshops:

20 e 21 de outubro

9:00-12:00 – Oficinas Instrumentais

  • Arranjo – Paulo Calasans/RJ

Local: Biblioteca Pública

  • Violão e suas linguagens – Thomas Garcia/EUA

Local: Ufal Penedo – CEU – Sala 1

  • Fagote – Arnaldo Costa/Portugal

Local: Museu do Rio – Auditório

  • Iniciação a Musicologia/Contextos luso-brasileiros – David Cranmer/Portugal

Local: Ufal Penedo – CEU – Sala 2

  • Saxofone – Marcelo Martins/RJ

Local: Convento Nossa Senhora dos Anjos – Sala 1

  • Trompete – Bianca Santos/SP

Local: Tiro de Guerra

  • Técnica Coral – Eneida Lima/BA

Local: Igreja Nossa Senhora dos Anjos – Salão Principal

  • Trompa – Jessica Vicente/SP

Local: Montepio dos Artistas

  • Trombone – Neris Rodrigues/PE

Local: Convento Nossa Senhora dos Anjos – Sala 2

  • Tuba – Taís Nascimento/SP

Local: Secult – Auditório

  • Clarineta – Batista Jr./RJ

Local: Casa da Aposentadoria – Auditório

  • Flauta – Nível 2 – Alexandre Andrade/Portugal

Local: Hotel São Francisco – Sala Anexa

  • Canto Popular – Eduardo Xavier/AL
  • Correpetição de Ticiano Biancolino (UFAL)

Local: Convento Nossa Senhora dos Anjos – sala 4

  • Percussão de Rua – Jair Mendes/França-Brasil

Local: Largo da Igreja das Correntes

  • Viola – Jill Osborne/EUA

Local: Teatro 7 de Setembro – Sala Principal

  • Dança para todos – Nível 2 – Leonora Maria Costa/AL

(Oficina Exclusiva para alunos selecionados da Escola Vidança)

  • Coordenação: Samara Santos/AL

Local: Teatro 7 de Setembro – Sala Camerística – 1° andar

*13:30-16:00 – Oficinas Especiais*

  • Regência – Felipe Teixeira/ES

Local: Teatro 7 de Setembro – Sala Principal

  • Grupos Instrumentais 1 – Maestro Spok/PE

(Apenas dia 21 de Outubro)

Local: Convento Nossa Senhora dos Anjos – Sala 1

  • Violão – Ezequias Lira/RN

Local: Casa da Aposentadoria – Sala Térrea

  • Flauta – Nível 1 – Laurisabel Silva/BA

Local: Hotel São Francisco – Sala Anexa

  • Grupos Instrumentais 2 – Niraldo Riann de Melo/PE

Local: Tiro de Guerra

  • Trilha Sonora – Marcos Souza/RJ

Local: Museu do Rio – Auditório

  • Cordas, o Armorial e Cultura Popular – Joselio Rocha/AL

Local: Teatro 7 de Setembro – Sala Camerística – 1° andar

  • Caminhos da Música Contemporânea – Antônio Eduardo/SP

Local: Secult – auditório

  • Harmonia para Guitarristas – Ricardo Lopes/AL

Local: Biblioteca Pública

  • Dança para todos – Técnicas para Corpo Coreográfico de Fanfarras – Carolina Naturesa/SE

Local: Colégio Nossa Senhora de Fátima

 

*Workshops*

Dia 20 de outubro

  • Workshop de Bateria – Carlos Bala/AL

Local: Montepio dos Artistas

 

Dia 21 de outubro

  • Workshop de Saxofone- Derico Sciotti /SP

Local: Montepio dos Artistas

21/10 (sexta-feira)

  • 9:00-12:00 – Oficinas Instrumentais
  • 13:30-16:30 – Oficinas Especiais

📍Sigam nossas redes:

@festival_musica_Penedo

@cemupemusicologia

Site https://www.cemupemusicologia.com

Assessoria de Imprensa: 082 98849 2085