Cidades

Moradores do Canaã já sentem melhorias com avanço em obras de mobilidade

09/01/2017
Moradores do Canaã já sentem melhorias com avanço em obras de mobilidade
Obras na Grota do Canaã mostram a presença do Estado melhorando a vida dos maceioenses. Fotos: Ailton Cruz

Obras na Grota do Canaã mostram a presença do Estado melhorando a vida dos maceioenses. Fotos: Ailton Cruz

Desde criança, Flávia Oliveira se lembra da imagem desgastada e esburacada das ruas de sua comunidade. A falta de estrutura a acompanha desde a ida a escola, quando precisa subir a grota do Canaã, aos trajetos cotidianos dentro da própria região. Os percursos vinham acompanhados de lama e muitos buracos, até mesmo brincar fora de casa nem sempre era possível.

“Por muito tempo foi bem complicado, difícil até de andar. Isso foi uma coisa que atrapalhava mesmo nós moradores, crianças já caíram em buracos ou nas poças de lama. Precisávamos de mudanças e agora começamos a viver isso. Além de ficarmos mais tranquilos em andar nas ruas, temos mais segurança e melhorias para toda a comunidade”, avalia Flávia Oliveira.

O sentimento de satisfação e o sonho por melhorias de vida estão agora estampado no sorriso de cada um. Na casa dos mais de mil moradores da grota do Canaã, parte alta de Maceió, a expectativa toma conta das famílias com os avanços das reformas de mobilidade urbana no local. Apenas nesta comunidade, o programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, do Governo de Alagoas, já tem 60% dos trabalhos concluídos.

Há 15 anos compartilhando as dificuldades enfrentadas na grota, a moradora Genir Mathias da Silva revela que está é a primeira vez que a população recebe atenção do poder público pelos problemas de infraestrutura. Quem vem de fora também já comemora as transformações, que já traz facilidades nos trajetos de quem precisa entrar e sair na região.

“Está tudo diferente. Antes não dava nem para andar direito, tínhamos que passar por lamas, buracos, sapos atravessando entre as casas. Não existia estrutura, quando chovia ficávamos presos nas residências, porque as ruas se enchiam de lama e ficava impossível ir de um lugar para o outro. Agora pode até andar de salto alto, faça chuva ou sol quero ver alguém não conseguir caminhar tranqüilo”, festeja Genir Mathias da Silva.

Aos poucos, as ruas antes cheias de buracos e lama vão cedendo lugar para uma infraestrutura segura para a população. Entre 400 metros de passeio, cinco muros de contenção, um pontilhão e mais cinco escadarias, sendo duas reconstruídas e outras três novas, a grota do Canaã ganha em desenvolvimento e qualidade de vida para os seus moradores. A previsão é que as obras sejam entregues até o final de março.

O programa

Gerido pela Secretaria do Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças chega com a proposta de promover mais mobilidade urbana aos moradores das comunidades de Maceió. A meta é que até o final da gestão sejam atendidas todas as 76 grotas da capital com a construção e recuperação de escadarias, pontilhões, além da implantação de passeios, canaletas e muros de arrimo. Até o momento, onze já foram contempladas.