Cidades
Inaugurada mini usina de energia solar em Alagoas
Um Estado onde o sol reina praticamente durante todo o ano precisa saber aproveitar o clima privilegiado para além das praias e piscinas naturais. E porque não fomentar a cadeia energética local e contribuir ecologicamente com o meio ambiente?
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, além de ser uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, uma vez que é gerada através daquilo que temos de sobra em Alagoas – o sol.
Pensando cada vez mais em modelos de sustentabilidade para o Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a empresa Energisol, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (14), a primeira miniusina de energia solar autossustentável do Estado.
O empreendimento instalado na fábrica de Pré-moldados Alagoas, a primeira instalada no Núcleo Industrial Bernardo Oiticica (Nibo), utiliza sistemas fotovoltaicos capazes de gerar energia elétrica através de células fotovoltaicas feitas de silício policristalino que transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.
A usina conta com 320 paineis fotovoltaicos gerando toda a energia elétrica utilizada pela empresa. Para o diretor da Pré-moldados Alagoas, Roberto Bonessi, os incentivos do governo foram além da sustentabilidade. “A Pré-moldados Alagoas já está em funcionamento há três meses no Estado e hoje já zeramos a nossa conta de energia. Para além da sustentabilidade, ainda inserimos o contexto social ao integrar jovens do sistema prisional trabalhando aqui. Isso contribui para a reintegração deles na sociedade, ajuda as famílias que recebem o salário deles e ainda reduz os gastos do governo com a internação desses reeducandos”, destaca Bonnes.

Ao longo do ano, a Sedetur vem apresentando aos empresários a possibilidade de utilizar essa tecnologia de geração de energia através do sol. Como forma de incentivo, o governo de Alagoas sinalizou que o ICMS da energia gerada não será cobrado.
De acordo com o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro, essa é uma tecnologia que veio pra ficar e tende a se expandir cada vez mais.
“Aqui mesmo no Nibo já temos a previsão da instalação de uma usina ainda maior do que esta que estamos inaugurando hoje. Nosso trabalho está focado em fortalecer as formas sustentáveis de geração de energia”, afirma Sardeiro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
