Cidades
Yale Fernandes lança Memorial da Árvore Centenária de Arapiraca
Tombada em 2007 como Patrimônio Natural do município, a árvore Arapiraca localizada na Serra dos Ferreiras, na zona rural, recebeu efetiva melhoria em seu entorno, denotando grande importância simbólica.
Nesta sexta-feira (26), o prefeito Yale Fernandes lançou na oportunidade o “Memorial da Árvore Centenária de Arapiraca”, ao lado de diversas autoridades.
“Esta planta, da família do angico branco, representa muito para nossa cidade. Foi em uma dessas, em Riacho Doce, que Manoel André descansou após peregrinar pela região no século 19 e teria dito que ‘aquela sombra de Arapiraca seria, por ora, a sua morada’. Foi assim que nascemos e é assim que preservamos esta história com a entrega deste memorial”, diz o prefeito em exercício.
Ele agradeceu ainda o empenho do secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Leão, da secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, e do vereador Josias Albuquerque, um dos idealizadores do projeto.
Estavam presentes ainda o prefeito de Craíbas, Bruno Pedro; o coordenador da Governadoria do Agreste, Josenildo Souza; o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres; o presidente do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Gustavo Lopes; a vereadora Gilvânia Barros; o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas (Singal), Floriano Alves; o secretariado municipal; representantes do Conselho Tutelar; agentes culturais; e demais autoridades, além da sociedade civil.
“É bom ver Arapiraca com uma pauta ambiental sempre ativa. O município é referência econômica no Nordeste e desponta também para ser nos quesitos sustentabilidade e preservação”, comenta o secretário Alexandre Ayres, sugerindo que professores de escolas públicas e particulares levem, em excursões, seus alunos para mostrar a significância daquela árvore.
Ao final, foram entregues camisas e mudas da árvore para os presentes levarem um pouco de nossa terra para suas casas. E, segundo o professor Cícero Galdino, que estava na cerimônia de lançamento do Memorial, o seu projeto Arborizar Para Melhor Viver já dispõe de 2 mil sementes de Arapiraca para distribuição.
Ambientando o evento, estava a Banda de Pífanos São José trazendo a cultura nordestina à tona.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
![[Foto: Ascom Arapiraca]](https://www.tribunadosertao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Yale12.jpg)