Cidades
Arapiraca: Agricultores discutem uso racional da água na horticultura
Arapiraca vivenciou há algumas décadas um dilema: após o fumo, o que viria a ser o sustentáculo da economia local? O plantio acabou sendo uma boa base para alavancar o município no cenário alagoano.
E foi com a horticultura que isso se deu de forma mais perene, a partir da década de 1980, na comunidade de Batingas. Hoje, Arapiraca é um celeiro na produção de hortaliças neste estado.
E, nesta quarta-feira (18), aconteceu o 1º Seminário Alagoano de Horticultura, no auditório do Sebrae-AL, bairro do Centro. Na mesa de abertura, estiveram presentes Rui Medeiros, secretário Municipal de Agricultura; José Lessa, secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet); Willames Soares, chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa); Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) do Sebrae-AL, e Cícero Gomes, coordenador do curso de Agronomia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca.
O local estava tomado por agricultores e representantes de cooperativas e sindicatos rurais, acompanhando o evento. Na oportunidade, a temática foi levantada como a bandeira de mais significância para os próximos anos: o uso racional da água, sendo ela “o petróleo da vida”.
“Esse momento é muito importante para discutir a possível escassez da água em certos locais e temos o dever e responsabilidade de desenvolver novas tecnologias para firmar nossos solos com um uso e manejo feito de forma racional, utilizando plantas de maior eficiência com a utilização dela. Temos que dar ênfase também para a hidroponia [plantio sem utilização de solo], com a otimização de espaços e economia de água”, diz o secretário Rui Medeiros.
Em seguida, aconteceu um painel e debate com o engenheiro agrônomo, dr. Ronaldo Souza Resende, do Embrapa Tabuleiros Costeiros, pontuando as chuvas em paralelo à irrigação. Com o tema “Variabilidade das Chuvas e a Importância do Uso Racional da Água na Produção de Hortaliças”, ele mostrou que Arapiraca tem uma média anual de 854 mm de águas pluviais, com concentração maior nos meses de maio, junho e julho.
O especialista pontuou estratégias para o uso racional de água, com “Sistemas de Irrigação Mais Eficientes”, “Manejo da Irrigação” e “Conhecer os Aspectos de Manejo da Irrigação (Planta, Solo, Sistema e a Interação Entre Eles)”, por exemplo. Nesta quinta (19), houve encontros também na Ufal contando com palestras e aulas demonstrativas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
![[Foto: Ascom Arapiraca]](https://www.tribunadosertao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Agricultores.jpg)