Cidades

Maceió: SMTT realiza balanço do resultado da mudança na rotatória da PRF

09/11/2015
Maceió: SMTT realiza balanço do resultado da mudança na rotatória da PRF
Ascom SMTT

Ascom SMTT

No início de outubro deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió instituiu alterações no trânsito da região da rotatória da PRF, no bairro da Cidade Universitária. Quem vinha da Avenida Menino Marcelo ou da Avenida Durval de Góes Monteiro deixou de fazer o retorno na rotatória e passou a fazê-lo próximo ao HU, na BR-104.

Pouco mais de um mês depois da implantação, o órgão fez uma avaliação acerca dos resultados da alteração. “Inicialmente, muitas pessoas não aceitaram bem a mudança. É natural que a população demore um pouco para se acostumar com mudanças que interferem no trânsito”, relata o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.

De acordo com Calheiro, no primeiro dia da mudança foram posicionadas viaturas na região para dar suporte e orientações à população local, além de tentar reduzir os transtornos iniciais que qualquer alteração no trânsito causa aos condutores. “Acompanhamos o trânsito da região durante os primeiros 30 dias e devido ao que visualizamos, alterações posteriores foram implantadas pela SMTT, a exemplo dos tempos dos semáforos”, detalha.

Ainda, segundo o diretor, fora as medidas complementares adotadas pelo órgão posteriormente, a própria população buscou vias alternativas à rotatória da PRF, como o retorno da Bomba do Gonzaga, utilizando o bairro do Clima Bom e a Av. Paulo Holanda.

“Vindo do aeroporto em direção à BR-316, Clima Bom ou Satuba, o condutor pode pegar a Rua Santa Teresinha e transitar por dentro do Santos Dumont. Da Avenida Menino Marcelo para a BR-104, a opção é a Avenida Paulo Holanda, na qual pode ser acessada pelo Graciliano Ramos ou após o Residencial Tabuleiro do Martins”, explica Calheiro.

A SMTT lembra que a alteração foi feita em consonância com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para a futura construção do viaduto na região da rotatória com recursos do Governo Federal. “De qualquer forma, a mudança era necessária, e por isso a SMTT a instituiu de forma que o fluxo na região transcorresse mais rapidamente”, finalizou o diretor.