Cidades
Ministério da Saúde volta destacar Farmácia Viva de Arapiraca

Projeto Farmácia Viva identificou ervas usadas para tratar doenças e as catalogou de acordo com a classificação internacional da ONU (Foto: Reprodução)
Os técnicos, especialistas e educadores que fazem parte do projeto Farmácia Viva estiveram reunidos com a equipe técnica do Ministério da Saúde do APL – Fito, Registro de Fitoterápico e de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Âmbito do SUS, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no município de Arapiraca, que é referência nacional na produção de remédios fitoterápicos nas escolas.
A Farmácia Viva de Arapiraca funciona no Centro de Apoio às Escolas do Campo.
Leticia e Benilson Deloti estiveram reunidos com as coordenadoras responsáveis pelos projetos no Estado de Alagoas, Erivandra, da Sesau, e Patrícia, do Laboratório Farmacêutico (Lifal).
Os técnicos do Ministério da Saúde ficaram satisfeitos e fortalecidos com a fala de todos os participantes do projeto, inclusive da equipe de Arapiraca, representada pela Coordenadora do Projeto, professora Edinalva Pinheiro, que em sua fala destacou a articulação com diversos parceiros, a exemplo da Prefeitura de Arapiraca e secretarias de Saúde, Educação e Agricultura, além do Lifal e Sesau.
Letícia e Benício Deloti revelaram que vão levar para os outros mais de 80 projetos nessa área, tendo c projeto de Arapiraca como referência.
Apesar de ter sido aprovado há pouco tempo, o projeto conseguiu avançar em relação a outras iniciativas pelo Brasil e que foram aprovadas há mais tempo.
“Arapiraca está fazendo seu dever de casa, e, em breve, os coordenadores irão dispensar os produtos fitoterápicos nas unidades de saúde. Eles reconhecem o grande diferencial de Arapiraca por não trabalhar apenas a implantação da Farmácia Viva nas três etapas, mas a parte educativa com as crianças, jovens, universidades, movimentos sociais e a população em geral”, frisou a professora Edinalva Pinheiro.
Também estiveram na reunião a zootecnista Wanessa, farmacêutica Cristiane, técnica em Processamento Miranda, a representante da Atenção Básica, Rafaela, e Saulo Sales, da Vigilância Sanitária de Arapiraca.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal