Cidades
Arapiraca investe na produção de grãos
A prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes e o secretário de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, participaram, na manhã desta sexta-feira (16), na comunidade rural de Bom Nome, do Dia de Campo do Programa de Incentivo à Produção de Milho e Grãos.
As atividades foram realizadas na propriedade rural do empresário Teófilo Pereira, e contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e representantes da Emater/AL, Embrapa, Ufal, Conab, Codevasf e empresas parceiras, como Grupo Coringa, Mibasa, Pemagri, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, bem como de secretários de agricultura de municípios vizinhos.
O evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Márcio Marques, e vereador Ronald Rios, o Roninho.
Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, elogiou o trabalho do superintendente de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante e equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca e demais municípios onde estão sendo montadas unidades demonstrativas para incentivo à produção de milho, soja e outros grãos.
Ainda durante as atividades do Dia de Campo, o secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, enalteceu a parceria entre governo estadual, prefeituras e empresas de pesquisa e instituições financeiras.
Os engenheiros-agrônomos Manoel Henrique Cavalcante, Edmilson Deodato e Pedro Albuquerque, da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, explicaram para o público como foram realizados os testes com 37 cultivares de milho.
“Mesmo com a oscilação das chuvas, a produção de milho é viável em nossa região, com uma média de 7 a 8 mil sacas de 60 quilos por hectare plantado”, explicou Manoel Henrique, ressaltando que a produção é viável na região e pode ser maior, gerando lucro, divisas para os municípios e a fixação do homem no campo.
A prefeita Célia parabenizou a parceria entre a prefeitura e governo estadual, lembrando que Arapiraca já investiu e continua investindo na diversificação da produção no campo, citando o exemplo do cinturão verde e a produção de frutas, hortaliças e legumes.
“É gratificante saber que o governador Renan Filho acredita no exemplo e no potencial de Arapiraca, com a produção de grãos e na agricultura familiar como alternativa econômica para o desenvolvimento de nossa Alagoas”, acrescentou Célia.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
