Cidades
Maceió: Semas promove ação de nutrição no Restaurante Popular
O Restaurante Popular de Maceió recebeu uma ação de nutrição que contou com a distribuição de materiais sobre alimentação saudável, conscientização dos usuários sobre os nutrientes dos alimentos e também com a oferta de receitas sustentáveis. A programação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta sexta-feira (16) e foi promovida pela Coordenação de Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o apoio do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac).
Um grupo de 22 alunos do curso de nutrição do Cesmac montou um espaço chamado “Comer, Pensar, Conservar” e ofereceu, nessa quinta-feira (15), aos usuários do Restaurante, cartilhas informativas sobre as quantidades corretas de nutrientes que devem ser consumidas ao longo do dia, além de esclarecer sobre os benefícios de cada fruta que acompanha as refeições oferecidas pelo estabelecimento. No espaço, também foi possível fazer a degustação de alguns alimentos produzidos através de receitas sustentáveis.
As estudantes Larissa Almeida e Amanda Oliveira participaram da mobilização e apresentaram aos usuários do Restaurante Popular de Maceió uma receita de suco detox verde que tem, entre os principais ingredientes, maracujá e limão. “A gente não só ofereceu a receita, mas também promoveu a degustação do suco verde, que ajuda bastante na realização das atividades corretas que devem ser feitas pelo nosso corpo”, explicou Amanda.
Maria da Glória, que almoça pelo menos três vezes por semana no Restaurante Popular de Maceió, aprovou a receita oferecida pelas universitárias. “É bom e eu gostei porque foi feito com frutas bem simples. Só que como estamos acostumados a sempre fazer a mesma coisa para tomar, a gente acaba esquecendo das outras possibilidades”, disse a dona de casa.
O gerente do Restaurante Popular, Sandoval Almeida, aproveitou a ocasião para reforçar a importância da comunicação e da prestação de serviço, que atingem as mais de 1400 pessoas que se dirigem, todos os dias, para comer no local. “A gente nota que os usuários são bastante carentes de informação e ao mesmo tempo a gente fica muito feliz porque ações como essa são recorrentes, desde que assumimos a gerência da unidade. Nós sempre estamos fazendo algum tipo de mobilização e o usuário sempre responde de maneira positiva”, destacou.
O Restaurante Popular de Maceió funciona por meio de um convênio entre a Semas e a Empresa Maria de Jesus Cerqueira e CIA Ltda. O Município custeia parte do recursos para fornecimento da alimentação e a instituição administra o espaço. Mais de 500 quilos de alimentos são preparados, diariamente, e servidos ao valor de R$ 3. Os trabalhos internos contam com acompanhamento nutricional e um cardápio diversificado, incluindo suco e sobremesa.
“Conseguimos atingir o nosso objetivo que foi dialogar com os usuários, para esclarecer e até tirar dúvidas sobre alguns processos que envolvem a preparação de um prato saudável. Realizamos abordagens e ouvimos um a um para que fique bem claro que a nossa preocupação vai bem mais além do que a oferta de um bom prato e de uma comida de qualidade”, afirmou Maria Isabel Gazzaneo, coordenadora de nutrição da Semas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
