Cidades
Maceió sedia Olimpíadas Estaduais de Guardas Municipais
A capital alagoana sedia, de 5 a 10 de outubro, as II Olimpíadas dos Guardas Municipais de Alagoas, evento para integração dos guardas municipais do Estado, com apoio da Prefeitura de Maceió. O prefeito Rui Palmeira e o vice Marcelo Palmeira participaram, nesta segunda-feira (5), da solenidade de abertura para recepcionar os atletas. A solenidade foi realizada no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, e contou também com as presenças de secretários estaduais e municipais, além de vereadores.
Na oportunidade, Rui Palmeira falou da importância da atuação da Guarda e reforçou o compromisso de seguir com a reestruturação da Guarda Municipal de Maceió. “Os guardas municipais têm papel fundamental na segurança pública e na promoção da cidadania. São profissionais que atuam, entre outros aspectos, na prevenção da violência, nas ações comunitárias, na mediação de conflitos e na segurança urbana”, disse.
“Em 2013 iniciamos um importante trabalho para a reestruturação e valorização da Guarda Municipal de Maceió. Uma das nossas primeiras medidas foi finalizar a reforma do prédio da Guarda, que precisava de melhorias na estrutura. Posteriormente, investimos em novos fardamentos, adquirimos coletes à prova de balas, coturno e também pistolas não letais, as chamadas pistolas de choque (taser). Outra questão importante foi a formalização de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas para que os guardas tenham direito ao porte de arma de fogo”, explicou.
Marcelo Palmeira lembrou que as olimpíadas fazem parte dos festejos dos servidores públicos. “Os guardas têm um trabalho muito interessante e a gestão tem dado condições para o desenvolvimento, um exemplo é o fato de que o Município respeitou salários, progressões, e entre outras ações, disponibilizou novos fardamentos a todos os profissionais”, destacou.
Sobre o evento, a secretária municipal de Segurança Comunitária, Mônica Suruagy, destacou a importância da prática de exercícios. “A promoção e prática de atividades físicas é imprescindível para a atuação dos nossos guardas”, reforçou.
Para a presidente da Federação Alagoana Desportiva das Guardas Municipais, Simone Lima, as olimpíadas, bem como os demais eventos voltados para os guardas municipais, representam estimulo para o trabalho executado pelos profissionais. “Nós trabalhamos muito para conseguir realizar o evento. Esse é um momento de integração entre os guardas e preparação para outras etapas. Felizmente, tivemos o apoio da Prefeitura de Maceió, que mais uma vez atendeu nosso pedido e nos ajudou a fomentar as olimpíadas”, disse.
A abertura do evento também contou com a participação dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Antônio Moura, e do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo; da secretária estadual de Esporte, Cláudia Petuba, e dos vereadores Chico Filho e Eduardo Canuto. Além de Maceió, participam das olimpíadas guardas dos municípios de Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Pilar, Jequiá da Praia, Atalaia, Barra de Santo Antonio e Murici.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
