Cidades
Programa Telessaúde será implantado no município de Igaci
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a contar, a partir da próxima, de um novo serviço dentro da Atenção Básica de Saúde: Programa Telessaúde. Trata-se de uma ferramenta de promoção de saúde, relacionada a serviços de informação, através de tecnologias de telecomunicações.
O Programa Nacional de Telessaúde, uma parceria dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, inclui o uso de um programa que permite a troca de informações via internet entre médicos do SUS, médicos especialistas e pacientes.
Médicos, Enfermeiros, Auxiliar de Enfermagem, Dentistas e Agentes Comunitários de Saúde participaram, neste quinta-feira, no auditório da Secretaria da Educação, de um curso de capacitação com técnicos do Núcleo de Telessaude de Arapiraca.
“Os profissionais da Atenção Básica de Saúde terão uma nova ferramenta para o apoio assistencial e aumentar a resolutividade nos atendimentos aos usuários do SUS”, esclarece Paula Valéria, técnica do Núcleo Telessaude de Arapiraca.
Segundo relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, 50% dos deslocamentos de pacientes em tratamento em nove estados brasileiros foram reduzidos com a implementação do serviço.
Para o secretário municipal de saúde Alessandro Ramos, o Programa Telessaude tem como propósito melhorar ainda mais o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Igací com agilidade. “Vamos implantar um sistema operacional de internet mais veloz para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde”, assegurou Alessandro.
No município de Igací, o Programa Telessaude vai funcionar nas onze Unidades de Saúde da Estratégia Saúde da Família, sendo duas na zona urbana, PSF 1 e 2 e na zona rural.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
