Cidades
Governador visita cooperativa de costureiras em São Luís do Quitunde
O governador Teotonio Vilela Filho realizou uma visita à Cooperativa das Costureiras de São Luís do Quitunde, nesta quinta-feira (17), para conhecer as instalações e garantir apoio à inserção do grupo na Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
As ações que beneficiam a cadeia produtiva são articuladas entre a Seplande, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Sebrae e o Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest).
Na oportunidade, o governador conversou com a presidente da Cooperativa, Maria de Lourdes, e discutiu as formas de apoio que a Desenvolve –
Agência de Fomento de Alagoas pode oferecer, traçando um planejamento e disponibilizando crédito para o aumento na produção. “O Estado vai oferecer todo o suporte necessário para que elas possam crescer e atender a demanda da região, além de articularmos alternativas para potencializar a comercialização”, disse.
Para receber estes benefícios, elas precisam se adequar a algumas normas e assim que tudo estiver preparado as máquinas serão entregues e as capacitações realizadas. Para a presidente Maria de Lourdes, receber estas máquinas será uma grande ajuda. “As costureiras possuem máquinas caseiras, que não suportam a demanda de trabalho e algumas ficam impossibilitadas de produzir determinados tecidos. Era um problema atender aos pedidos no tempo certo”, explica.
O apoio à produção têxtil tem gerado alguns resultados em Alagoas. Alguns produtos de empresas alagoanas têm chamado a atenção do mundo da moda para o Estado. “Empresários tem percebido o potencial alagoano para a moda. Peças produzidas aqui têm sido vendidas para outros estados e até outros países. Com o incentivo do Governo, a produção ganha mais qualidade e profissionalismo”, disse o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026