Brasil

COP30: gestão da água está no foco dos compromissos climáticos do MIDR

Anúncio bilionário de R$ 811,5 bilhões para questões climáticas, feito na Semana do Clima da ONU, reflete a urgência da discussão sobre o tema

Assessoria de Comunicação Social do MIDR 12/09/2025
COP30: gestão da água está no foco dos compromissos climáticos do MIDR
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Brasília (DF) – O anúncio bilionário de R$ 811,5 bilhões para compromissos climáticos reforça a urgência da agenda global e a preparação para a COP30, que será realizada no Brasil. A medida, consolidada durante a Semana do Clima da ONU, em Adis Abeba, Etiópia, mostra o financiamento como prioridade para a conferência. O investimento também sinaliza que a agenda climática ocupa um espaço central na atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para a conferência.

Na COP30, entre outros aspectos importantes, o ministério vai tratar da questão da água. Nos debates internacionais sobre mudanças climáticas, o recurso vem ganhando cada vez mais protagonismo, ressalta o secretário-executivo adjunto do MIDR, Tito Queiroz. “Um dos nossos objetivos para a conferência é manter esse impulso que a questão da água vem ganhando. Estamos fazendo um trabalho com a presidência da COP30, que irá dedicar dois dias do evento para o tema da água”, afirma.

De acordo com o secretário, o MIDR segue trabalhando em uma agenda de ação para a conferência de forma que sejam ampliadas soluções que geram benefícios diretos para a população, como o Programa Água Doce, que leva água de qualidade para comunidades isoladas. Tito também lembra que, entre os 30 objetivos apresentados pela presidência da COP30, está a gestão de água. “Diante disso, estamos em discussão para incluir no evento um painel de alto nível de debate sobre o recurso”, acrescenta. Por fim, reforça que o debate sobre o financiamento climático também é central nas discussões sobre a água no contexto da mudança do clima

COP30

O MIDR colabora com as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas com iniciativas como a promoção da segurança hídrica por meio do Comitê Permanente de Resiliência Climática, que trata também da participação do Ministério na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O encontro global ocorrerá em novembro deste ano, em Belém (PA), reunindo líderes mundiais, representantes de governos, ciência e sociedade civil para debater soluções climáticas e marcará a primeira vez que a conferência será realizada na Amazônia.