Brasil
Brasil e Irlanda desarticulam quadrilha transnacional de tráfico sexual de mulheres
Mais de 70 mulheres em situação de exploração sexual eram reféns de uma organização criminosa transnacional especializada em tráfico internacional, segundo uma investigação da Polícia Federal (PF), com apoio da Receita Federal.
A operação começou nesta quarta-feira (3) e foi conduzida em cooperação com a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda.
No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e 7 servidores da Receita Federal com saldo de cinco mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
Além dos mandados, a Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes contra a ordem tributária.
De acordo com as investigações, organização criminosa atua desde 2017 e as vítimas eram submetidas a forte controle e coerção.
"Além da exploração sexual, o grupo também praticava crimes de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes tributários", diz a nota.
Ainda segundo a PF, elevados lucros obtidos ilegalmente eram disfarçados por meio de mecanismos de lavagem de dinheiro, fraudes documentais e práticas financeiras ilícitas.
O acordo internacional entre a instituição brasileira e as europeias foi firmado, em março entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner.
Os crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso na Irlanda também foram apurados por meio da parceria, onde três pessoas foram presas. A operação também realizou mandados de busca e apreensão em residências de investigados e estabelecimentos ligados à organização criminosa.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público