Brasil
Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox, determina Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que Portos e aeroportos deverão expor materiais informativos sobre sintomas e medidas de prevenção à mpox. A doença está declarada como um Evento de Saúde Pública no Brasil.
Os cartazes deverão ser colocados nas áreas de desembarque internacional, enquanto durar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional para a doença.
As medidas fazem parte da nova instrução normativa do órgão, que trata das ações temporárias de saúde a serem adotadas em portos, aeroportos e por operadores de meios de transporte, diante do cenário epidemiológico no país.
As empresas aéreas deverão emitir um aviso sonoro sobre o sarampo a bordo das aeronaves, enquanto durar o processo de eliminação da doença no Brasil.
Em voos internacionais, a mensagem com orientações sobre a doença deve ser anunciada também em espanhol e inglês.
O documento foi aprovado pela diretora colegiada da Anvisa na última segunda-feira (28). Os materiais informativos e medidas de saúde serão adotados para as doenças declaradas como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e Evento de Saúde Pública (ESP).
Para mpox e sarampo são necessárias apenas as medidas de divulgação dos materiais informativos, não havendo nenhuma recomendação de medidas de saúde específica relacionadas a viajantes ou meios de transporte.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox uma emergência de saúde global em meados de agosto de 2024, após uma nova cepa começar a se espalhar da República Democrática do Congo para países vizinhos.
O vírus pode ser transmitido por meio de contato físico próximo, incluindo o sexual. Sua nova cepa também está se espalhando pela Europa e foi detectada na Suécia, na Alemanha e na Grã-Bretanha.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado