Brasil
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltaram a ocupar a Avenida Paulista, em São Paulo (SP), e outros pontos em cidades brasileiras neste domingo (20), em ato contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e em apoio ao ex-mandatário.
A manifestação ocorre após a imposição de novas medidas judiciais contra Bolsonaro, como uso de tornozeleira eletrônica e restrições a viagens internacionais.
O protesto foi organizado por grupos bolsonaristas e contou com cartazes pedindo anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Com início por volta das 15h00, o ato reuniu manifestantes vestidos com camisetas da seleção brasileira e bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel. Entre os gritos de ordem, destacavam-se frases como "fora Moraes", "meu visto jamais será cassado" e "Trump, contamos com você".
Os discursos nos carros de som também criticavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reforçavam teorias de perseguição política contra Bolsonaro.
Embora figuras de destaque como os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não tenham comparecido ao ato em São Paulo, ambos fizeram publicações nas redes sociais convocando a militância para protestos em várias cidades do país. Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra e senadora, esteve presente em ato similar em Brasília (DF), que também ocorreu neste domingo.
A manifestação também teve apoio ao presidente dos EUA, Donald Trump, que recentemente anunciou um "tarifaço" de 50% sobre produtos brasileiros, em apoio a Bolsonaro.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
5COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia