Brasil

PF conclui inquérito da Abin paralela: Bolsonaros, Ramagem e diretor da agência são indiciados

Por Sputinik Brasil 17/06/2025
PF conclui inquérito da Abin paralela: Bolsonaros, Ramagem e diretor da agência são indiciados
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre um esquema de espionagem ilegal na Abin durante o governo Bolsonaro e indiciou 35 pessoas, incluindo o ex-presidente, seu filho Carlos Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem (PL).

Segundo a PF, Ramagem estruturou o esquema, Carlos liderava o gabinete do ódio que usava os dados para ataques públicos e Bolsonaro era o beneficiário direto.

A investigação revelou que servidores da Abin formaram uma organização criminosa para monitorar ilegalmente autoridades e jornalistas, utilizando softwares de espionagem sem autorização judicial. A atual cúpula da Abin também foi implicada por tentar obstruir as investigações, que seguem sob o governo Lula.

Entre os alvos da espionagem estavam o ministro do STF, Alexandre de Moraes, os ex-presidentes da Câmara, Arthur Lira e Rodrigo Maia, e o senador Renan Calheiros (MDB). O esquema usava ferramentas adquiridas nos governos Temer e Bolsonaro para alimentar o gabinete do ódio com informações coletadas ilegalmente.