Brasil
Alexandre de Moraes formaliza pedido de extradição de Carla Zambelli
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou, nesta quarta-feira (11), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A deputada foi condenanda em maio a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar do pedido de detenção feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinada por Moraes, Zambelli deixou o Brasil.
Incialmente, a deputada afirmou que estaria na Europa, mas foi descoberto que ela embarcou para os Estados Unidos via Argentina.
Na formalização da extradição, Moraes direcionou o documento à Itália com uma série de garantias dipomáticas, como não submeter Zambelli a qualquer tipo de tortura ou tratamento desumano.
"A Sra. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações sem autorização expressa ou tácita de quem de direito", destacou Moraes no documento.
Na lista de procurados da Interpol desde a última quinta-feira (5), Zambelli deve perder também o mandato. Segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o Congresso deve acatar a decisão do STF de cassação do posto da deputada federal.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico