Brasil
Indústria brasileira: a revolução será sustentável e digital?
O programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado pelo governo federal, tem captado recursos para repaginar o parque industrial brasileiro — a ideia é torná-lo mais sustentável e digital.
Segundo Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das financiadoras do projeto, a instituição já destinou R$ 205 bilhões ao NIB desde janeiro de 2023, 80% do valor previsto. O impulso ajudou o país a saltar da 40ª para a 25ª posição no ranking global do setor, segundo o indicador do Instituto de Engenharia de Gestão (IEG). Quais são os desafios para a modernização da indústria brasileira?
Para explicar o tema, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Marcelo Balloti, economista, doutor em ciências sociais e professor visitante do curso de relações internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Everlam Elias Montibeler, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo