Brasil
Condenada a 10 anos de prisão, Carla Zambelli deixa o Brasil e diz que vai se licenciar do mandato
Condenada no dia 18 de maio a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli afirma que deixou o país em busca de tratamento médico e que pretende se licenciar do mandato.
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil e disse que está na Europa em busca de tratamento médico. Durante uma live, a deputada condenada pela Justiça afirmou que pedirá licença sem vencimentos — quando não se recebe remuneração pelo mandato.
"Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias, eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo. Tem essa possibilidade da Constituição, acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também", disse.
Procurada pela apuração do G1, a defesa da deputada disse não saber qual foi o destino da deputada.
Condenada pela invasão aos sistemas do CNJ e por falsidade ideológica, os ministros da 1ª Turma declararam a perda automática do mandato da deputada, com chancela da Mesa Diretora da Casa. Os parlamentares avaliam, porém, que a decisão sobre a perda do mandato é do plenário da Câmara e não da Mesa Diretora, razão pela qual ela ainda permanecia com o mandato.
A bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara decidiu acolher Zambelli, apesar dos problemas que ela causou durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, como quando perseguiu um apoiador do presidente Lula em plena luz do dia, à mão armada. Bolsonaro chegou a afirmar que a deputada era a principal culpada pelo fracasso nas urnas em 2022.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas