Brasil
Ibama aprova etapa e avança em processo de autorização para exploração da Margem Equatorial

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, nesta segunda-feira (19), o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras. A aprovação é mais um passo para a atividade de pesquisa marítima na Bacia da Foz do Amazonas.
A aprovação do PPAF significa, segundo o Ibama, que a estatal está apta a realizar vistorias e simulações de resgate de animais da fauna oleada. A atividade vai testar, na prática, a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo.
O instituto afirma que a aprovação representa mais um passo em direção ao processo de licenciamento ambiental, mas ressalta que não configura em concessão de licença para a exploração da área.
"A continuidade do processo de licenciamento dependerá da verificação, em campo, da viabilidade operacional do Plano de Emergência Individual", explica o Ibama em nota.
Após a aprovação, o instituto afirmou que decidirá em conjunto com a Petrobras um cronograma para a realização da próxima etapa, que pretende verificar por meio de vistorias e simulações, a efetividade do Plano de Emergência Individual proposto.
A Petrobras sustenta que a região tem um grande potencial petrolífero, e a exploração trará uma série de oportunidades para melhorar a vida de milhares de brasileiros, gerando emprego, renda e desenvolvimento.
No campo do governo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann já saiu em defesa da pesquisa de recursos petrolíferos na Margem Equatorial, afirmando que é uma obrigação para um país que busca a segurança energética, ao mesmo tempo que incentiva a transição energética.
Quem também já deu sinalização favorável à exploração da área foi o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, ao afirmar que a Margem Equatorial deveria ser exploradas pelos brasileiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também já afirmou que não abrirá mão de explorar petróleo na região. Em junho do ano passado, por exemplo em meio à nomeação da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ele afirmou que seu governo está empenhado em explorar o recurso, alegando que o processo será realizado com respeito ao meio ambiente.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira