Brasil
Câmara aprova regime de urgência para projeto que eleva número de deputados para 531
Por 268 votos favoráveis e 199 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) a urgência na tramitação do projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de parlamentares da Casa. Com a medida, o texto deixa de passar por comissões e seguirá para votação em plenário.
Ao todo, o texto aumenta em 18 a quantidade de deputados federais com a justificativa de refletir o crescimento populacional no Brasil e, com isso, a necessidade de mais representantes legislativos.
Caso a proposta não fosse apresentada, alguns estados perderiam cadeiras na Câmara por conta das mudanças trazidas pelo Censo Demográfico de 2022, como é o caso do Rio de Janeiro, cuja representação percentual entre a população brasileira caiu.
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a revisão na distribuição dos assentos na Casa conforme o aumento populacional revelado pelo censo, mas sem necessariamente ampliar a quantidade de parlamentares.
Conforme a Constituição, o número máximo de parlamentares por estado é 70 e o mínimo 8. Veja abaixo como ficaria a distribuição caso o texto seja aprovado:
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado