Brasil
PF mira chefe de esquema que enviou 2 mil fuzis de Miami para favelas do Rio de Janeiro, diz mídia

Frederick Barbieri, conhecido como o Senhor das Armas, e seu chefe, o policial federal aposentado Josias João do Nascimento são alvos da Operação Cash Courier, que investiga o envio de 2 mil fuzis de Miami para favelas do Rio de Janeiro.
Conhecido como o Senhor das Armas, Frederick Barbieri foi condenado por tráfico internacional de armas pela Justiça dos Estados Unidos. De acordo com a apuração da TV Globo, seu chefe é o policial federal aposentado Josias João do Nascimento que é alvo de mandados de busca e apreensão na Operação Cash Courier.
De acordo com a Polícia Federal (PF), a operação — que tem apoio do Ministério Público Federal (MPF), Cifra/Polícia Civil do Rio de Janeiro e Secretaria Nacional de Segurança Pública — investiga o envio de 2 mil fuzis de Miami para favelas do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. A Justiça também determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 50 milhões.
Outro investigado, Marcelo Lopes Santhiago Geraldo, atirou contra policiais durante a operação, mas foi capturado e preso em flagrante por porte ilegal de arma fria (não registrada) e tentativa de homicídio.
A investigação começou em 2017, com a apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão, carga atribuída a Barbieri, que usou pessoas físicas e jurídicas para lavar dinheiro da venda de armas.
Os investigados vão responder por tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de capital, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva.
Em 2017, 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto do Galeão, escondidos em aquecedores de piscina. Parte do arsenal foi distribuída para departamentos da Polícia Civil. Em 2018, agentes federais encontraram 52 fuzis em um galpão alugado por Barbieri na Flórida.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+