Brasil
Mídia: ato de Bolsonaro no Rio foi o mais esvaziado do ex-presidente
Apesar das divergências, levantamentos apontam que a manifestação deste domingo (16), em Copacabana, reuniu o menor público do ex-presidente.
A manifestação realizada por Jair Bolsonaro neste domingo (16), em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, em prol da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, reuniu um público abaixo do esperado, se tornando o mais esvaziado já realizado pelo ex-presidente.
Embora os números sejam divergentes de acordo com cada levantamento, o número ficou abaixo das estimativas de 1 milhão projetadas por Bolsonaro e aliados.
Segundo o Monitor do Debate Político, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o ato reuniu 18,3 mil pessoas. Já o Datafolha calculou um público de 30 mil, enquanto um levantamento divulgado pelo portal Poder360 projetou 26 mil presentes. Todas as estimativas ficam muito abaixo do público reunido por Bolsonaro em atos anteriores.
Em 25 de fevereiro de 2024, por exemplo, um ato convocado por Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 300 mil pessoas. Em 21 de abril daquele ano, em um ato em Copacabana, Bolsonaro reuniu cerca de 45 mil pessoas. Em 7 de setembro de 2024, 60 mil pessoas compareceram ao ato convocado pelo ex-presidente na Avenida Paulista, número muito abaixo dos cerca de 100 mil registrados na mesma data, em 2022, em Copacabana.
A única estimativa que apontou um grande número de manifestantes foi da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, corporação subordinada ao governador Cláudio Castro, que é aliado de Bolsonaro e também participou do ato. Segundo a PMERJ, o ato deste domingo reuniu 400 mil pessoas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados