Brasil
FGV oferece cursos on-line e gratuitos abertos ao público; saiba mais


Dentre os cursos destacam-se conteúdos sobre os direitos e os deveres na internet
Cursos gratuitos de curta duração para diversas áreas do conhecimento estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para quem quer aprender mais, mas sem gastar. Para tanto, basta realizar inscrição no site da instituição. Os cursos são auto-instrucionais, sendo assim, podem ser realizados no ritmo do estudante.
Dentre os cursos destacam-se conteúdos sobre os direitos e os deveres na internet, que examinam o comportamento dos usuários nas redes sociais.
No final do processo, o estudante que obter nota igual ou superior a 7 (sete) poderá ter acesso a uma declaração que possibilitará comprovar a participação.
Confira, a seguir, algumas opções de cursos disponíveis no site:
Ofensas e Ódio na Internet apresenta a ação dos “haters” (“odiadores”, em tradução livre do inglês), mostrando algumas ferramentas que podem ser usadas para prevenir e combater a sua ocorrência.
O curso Superexposição na Internet examina a questão e, por meio de casos hipotéticos e reais, expõe algumas práticas de prevenção e orientações de como agir nas circunstâncias em que a superexposição já ocorreu.
Dados para o Bem (Data for Good) explica como contribuir para o uso de informações em prol da sociedade. O curso aborda as possibilidades e ferramentas que visam buscar soluções para problemas do cotidiano.
Liberdade de Expressão debate os limites e os desafios introduzidos pela popularização do uso da internet. Do significado de liberdade de expressão aos desdobramentos desse princípio na web, o curso mostra como identificar os limites da liberdade em situações concretas.
O curso Saúde Física e Mental na Internet apresenta um panorama dos principais problemas causados pela internet à saúde mental e física, ressaltando estratégias para lidar com tais problemas na prática.
Outras oportunidades de cursos gratuitos para todos os públicos
O Educa Mais Brasil, plataforma de incentivo estudantil, também disponibiliza em seu site uma seleção de instituições que oferecem cursos on-line e gratuitos em diversas áreas do conhecimento. O Educa oferece bolsas de estudo com até 70% de descontos em diferentes modalidades de ensino. A inscrição é gratuita e pode ser feita durante todo o ano.
* Com informações do site Catraca Livre
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira