Brasil
MinC promove internacionalização da cultura
A Cultura Brasileira é cada vez mais reconhecida e valorizada além de nossas fronteiras. No contexto dessa dimensão estratégica, o Ministério da Cultura (MinC) realiza, nestaquarta-feira (1º), no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, o Seminário de Alinhamento Estratégico Internacional para a Consolidação do Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira. No evento, que contará com a presença do ministro Juca Ferreira, as ações internacionais de cada órgão do Sistema MinC serão compartilhadas e debatidas. O evento também contará com a participação de representantes do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira é resultado de um amplo processo de escuta que envolveu as diversas secretarias e instituições vinculadas ao MinC. Conduzido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a escuta identificou expectativas e perspectivas para a promoção e difusão da cultura brasileira no exterior. Entre as iniciativas do plano está a definição de três programas estruturantes: Diálogos na Fronteira, Circuitos Culturais nos Centros Culturais Brasileiros no Exterior e Promoção e Difusão da Língua Portuguesa no Exterior.
A partir do seminário, o plano será institucionalizado para estabelecer o alinhamento estratégico internacional do Sistema MinC, visando a convergência de esforços e resultados, além do ganho de escala e da otimização de recursos. O prazo para finalização do plano é o fim do mês de julho.
O foco das ações do Plano de Internacionalização da Cultura Brasileira está nas relações Sul-Sul, conforme diretrizes da Política Externa Brasileira. Serão priorizados países da América Latina e Caribe, da Ibero-América, da África e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O MinC também pretende incentivar a difusão qualificada e a ampliação das relações comerciais e trocas culturais com países da União Europeia, Ásia e América do Norte. As ações do MinC estão em diálogo com o MRE e, por meio deste, com embaixadas e consulados brasileiros no exte
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
5JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
