Renan reúne líderes para discutir prisão de Delcídio
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, reunirá os líderes partidários e membros da Mesa Diretora da Casa para analisar o posicionamento a ser adotado pelo Senado diante da inédita prisão do colega Delcídio Amaral (PT-MS). A reunião ocorrerá ainda hoje.
Delcídio foi preso por ordem do STF, sob a acusação de tentar silenciar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, oferecendo-lhe dinheiro e um plano de fuga para que não fizesse delação premiada na Operação Lava Jato.
Também investigado pelo Supremo por suspeita de envolvimento nos desvios da Petrobras, Renan foi informado sobre a novidade no início da manhã. Avisou-o, pelo telefone, o procurador-geral da República Rodrigo Janot.
O comandante do Senado aguarda o envio pelo STF dos documentos que fundamentaram a prisão de um senador da República em pleno exercício do mandato. Reza a Constituição que a decisão terá de ser confirmada pelo Senado. No final da manhã, Renan mandou divulgar uma nota oficial.
Vai abaixo a íntegra:
“O presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), foi informado, no início da manhã desta quarta-feira (25), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca das diligências envolvendo o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).
O Senado Federal aguarda a remessa das informações pelo STF, segundo o que estabelece a Constituição Federal em seu artigo 53. Posteriormente, o Senado Federal adotará as medidas que entender necessárias.
O presidente do Senado vai reunir os líderes partidários e a Mesa Diretora. Durante o dia, a presidência do Senado Federal atualizará as informações”.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
