Tiro no pé

14/11/2025
Tiro no pé
- Foto: Paulo Mumia/COP30

Transformaram o evento num espetáculo político e turístico, vendendo a ideia de que tudo será festa, negócios e visibilidade. O problema é que, se as promessas não virarem realidade, o Brasil e especialmente Belém, corre o risco de passar vergonha diante do mundo.

Se a cidade não mostrar infraestrutura, mobilidade, segurança, limpeza urbana e rede hoteleira à altura, os elogios viram críticas. E pior: quem paga a conta é o contribuinte. A COP não é carnaval diplomático, é compromisso ambiental.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.