Os maiores erros da Lava jato

14/03/2021

O ministro Luiz Roberto Barroso, dizia esta semana “Não precisei da violação da privacidade para identificar os erros cometidos e curiosamente esses erros se concentraram em uma pessoa. Eu não faria diagnóstico nem de má fé nem de impessoalidade, mas eu os encontraria  no vazamento das conversas  da ex-presidente Dilma com o ex-presidente Lula, eu situaria numa desnecessária  condução coercitiva, eu situaria em um Power Point de espetacularização na justiça, que eu não acho próprio e possivelmente na delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci”.  

Não se pode, entretanto, condenar simplesmente a operação, que se tornou um símbolo de nossa sociedade contra a corrupção e a impunidade. Nem também aceito a teoria conspiratória petista de afirmar que “a Lava Jato foi criada para prender Lula”. Os propósitos foram elevados, mas os atores é que desvirtuaram e se perderam no caminho das vaidades, do poder e da conspiração.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.