Crimes eleitorais

23/08/2018

Em conversa com um influente integrante do Ministério Público este me dizia que há um compromisso ético e institucional entre todos os promotores e procuradores com olhos na lisura e rigor no cumprimento da legislação com vistas ao próximo pleito.

Desde quando ainda eram “pré-candidatos” os postulantes aos cargos majoritários e proporcionais estão em permanente investigação já havendo sido apontados vários casos que estão em apuração. Adiantava a fonte que o governador Renan Filho, por enquanto, está sendo o “campeão na pauta de investigações judiciais” em decorrências de supostos crimes eleitorais cometidos. Temos tido casos em que o governador ganhou, levou, mas teve que devolver o cargo (Amazonas e Tocantins). “A meu ver o governador Renan Filho tem cometido não apenas um, mas uma série de crimes eleitorais” – adiantava o membro do parquet estadual.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.