Tribuna do Sertão completa o time de censura por decisão judicial em favor de JHC

13/02/2026
Tribuna do Sertão completa o time de censura por decisão judicial em favor de JHC
JHC - Foto: Secom Maceió

Justiça mandou retirar uma matéria intitulada de “JHC no centro do escândalo: promotora deixa caso do IPREV sobre investimentos em Banco Master”; publicada em outros portais e repercutida pela Tribuna do Sertão

Teve a jornalista Bleine Oliveira, o Jornal Folha de Alagoas e, agora, a Tribuna do Sertão. Ambos processados e censurados por falar no caso do Banco Master.

De novo! O prefeito de Maceió, João Henrique Holanda Caldas, o JHC (PL), decidiu entrar com ação judicial contra mais um meio de comunicação e silenciar jornalistas.

Desta vez, a Justiça mandou retirar uma matéria intitulada de “JHC no centro do escândalo: promotora deixa caso do IPREV sobre investimentos em Banco Master”; publicada em outros portais e repercutida pela Tribuna do Sertão.

"A ordem judicial, ao impor a remoção de conteúdo jornalístico já publicado, representa — na prática — uma mordaça que constrange a imprensa e enfraquece o direito da sociedade de conhecer fatos de interesse público. O jornal informa que cumprirá a decisão para evitar sanções imediatas, mas que vai recorrer às instâncias superiores para derrubar a medida e resguardar princípios constitucionais como a liberdade de imprensa e o direito à informação", diz a matéria em resposta à mordaça contra o maior Portal de Notícias do interior de Alagoas. 

Em meio à polêmica do Banco Master, o Blog Kléverson Levy já fez e repete a pergunta: Por que JHC tem medo do nome "Banco Master" que vive processando jornalistas? 

Afinal, o caso é público. É informação nacional. E vem servindo de investigação e apuração para a Polícia Federal (PF) que visitará Maceió em breve - é o que dizem!

Isso quer dizer, repito novamente: censura pura! Calar a imprensa. Cercear o direito de um JORNALISTA informar à população a verdade dos fatos, os desmandos administrativos e os gastos públicos que deveriam ser fiscalizados pela Câmara de Maceió (silêncio), mas a imprensa tem sido combatida até pela (In) Justiça alagoana por exercer seu papel de noticiar a verdade. 

Em Alagoas, eu fico com a verdade. Confio na Bleine Oliveira. Confio no trabalho da jornalista. Confio na Folha de Alagoas. Confio na informação e no trabalho jornalístico diário da equipe Tribuna do Sertão.

Na verdade dos fatos. Na informação verídica. No jornalismo que incomoda. Que é independente. Que vem sendo censurado, maltratado, silenciado e odiado (pelos políticos) por falar a verdade.

Em Tempo!

A Tribuna do Sertão informou que vai apresentar recurso porque entende que a medida é desproporcional e cria um precedente perigoso: o de transformar o Poder Judiciário em ferramenta para retirar do debate público assuntos incômodos, especialmente quando há autoridades, estruturas de governo e interesses sensíveis ao redor do tema.

O jornal também reforça que trabalha com padrões profissionais de apuração e que mantém aberto o espaço ao contraditório. A Tribuna do Sertão reitera o convite para que todos os citados — Prefeitura, dirigentes, órgãos e eventuais interessados — se manifestem oficialmente.

O jornal se compromete a publicar versões e esclarecimentos, dentro do interesse público e do dever de informação.

Nota pública e transparência

A Tribuna do Sertão informou - ainda - que adotará uma política de transparência: sempre que for obrigada a retirar conteúdo por decisão judicial, informará o fato ao leitor. Não por confronto gratuito, mas porque esconder a existência de uma ordem de remoção é, também, normalizar a censura.

"Jornalismo não é crime. Informação não é favor. E a sociedade alagoana não pode aceitar que o caminho para resolver controvérsias públicas seja o do silêncio imposto".

(In) Justiça x política

Quanto à Justiça, de fato, tem sido favorável aos poderosos de Alagoas e contra os profissionais da imprensa. São decisões e decisões que levam a crer que é preciso emudecer para enganar o POVO.

Blog Kléverson Levy se mantém em defesa da imprensa, do jornalismo e da liberdade de expressão. Jornalismo é independência e não subserviência política. Continuaremos juntos na luta pelo bom jornalismo e a favor da classe em Alagoas.

Minha solidariedade e apoio à Tribuna do Sertão e todos os colegas que têm sido CENSURADOS pelo judicário em Alagoas a pedido de políticos. Político que não quer ser criticado, apenas elogiado, não entra nessa seara. 

Por fim, “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

É isto! 

Kleverson Levy

Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.