Qual o interesse de MV na candidatura de RF ao Governo de Alagoas?

02/12/2025
Qual o interesse de MV na candidatura de RF ao Governo de Alagoas?
Renan Filho e Marcelo Victor

Isso porque a cadeira de senador da República, a partir de janeiro de 2027, pode cair nas mãos do todo-poderoso da Casa de Tavares Bastos

Já questionou o Blog Kléverson Levy se o senador licenciado eministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), será candidato ao governo de Alagoas.

Na política local, em terras de Caetés, a candidatura de RF é assegurada pela turma que rodeia o Palácio República dos Palmares e pelos emedebistas mais ligados à família Calheiros de Murici. 

Porém, todo mundo sabe que - também - cresce a probabilidade ao nome de Calheiros (pai) como opção (1 ou 2?) para a cadeira que hoje é ocupada pelo governador Paulo Dantas (MDB). O quê? 

Diante de todas possibilidades e probabilidades, de fato, há um interesse político  maior por trás de todos os planos para 2026: a do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado estadual Marcelo Victor (MDB).

 MV quer porque quer RF candidato ao Governo de Alagoas, no próximo ano, cumprindo o que foi acordado lá em 2022. Como? Isso porque a cadeira de senador da República pode cair nas mãos do todo-poderoso da Casa de Tavares Bastos.

Com Renan Filho confirmado candidato a governador e, de fato, se elegendo em 2026, a vaga no Senado Federal pode ser de Marcelo Victor em 2027. De novo, pergunta-se: como?

RF candidato teria como vice na chapa seu primeiro suplente, o empresário Fernando Farias, que dizem nos bastidores ser "o vice dos sonhos para o ex-governador".

Com isso, abriria espaço e o mandato seria da irmã de MV, a segunda suplente da coligação "Alagoas Daqui Pra Melhor" de 2022, a médica Adélia Maria Correia Santos Konishi.

Adélia Maria é atual secretária municipal de Saúde de Roteiro. Porém, como a política é uma inconstante, todavia, poderá sair da pequena cidade do litoral sul direto para Brasília - se assim os planos derem certo para o presidente da ALE. Será? 

Afinal, caro leitor e alagoano, não estranhem se - no ano de 2026, até meados de Junho ou Julho, por exemplo - mudanças políticas acontecerem em nosso estado ou surgirem os "novos amigos da política" com vistas ao pleito vindouro.

Política é Política! 

Aliás, lembre-se que toda e qualquer "união" é sempre em benefício da população, né?

Isso é Alagoas. Isso é a classe política. Interesses pessoais. Interesses políticos. Interesses de “união” para se manter no famigerado PODER.

Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada!

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Kleverson Levy

Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.