Deputado desmente Renan Filho sobre PL do fim da obrigatoriedade de autoescola para CNH

08/10/2025
Deputado desmente Renan Filho sobre PL do fim da obrigatoriedade de autoescola para CNH
- Foto: Redes Sociais

Defendido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), a proposta sobre o fim da obrigatoriedade de autoescola para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem gerado polêmicas - à parte.

Nos últimos meses, com o objetivo de reduzir os custos para tirar a habilitação, o senador alagoano se tornou um dos maiores defensores para que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático que continuarão obrigatórios como condição para a emissão da carteira.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o governo a dar andamento na discussão sobre o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora serão realizadas audiências públicas pelo Ministério dos Transportes para discutir o assunto, processo esse que deve demorar mais 30 dias.

Por outro lado, no quesito político, alguns parlamentares têm sido contra e a favor das propostas que vêm sendo consideradas do ministério de Renan Filho. Porém, há controvérsias sobre quem é o "pai da obra" pelo fim da obrigatoriedade das autoescolas.

Nas redes sociais, o deputado federal, delegado Fábio Costa (PP), desmentiu Renan Filho ao afirmar que o senador licenciado "tenta posar de inovador, mas o projeto é uma pauta antiga" do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil).

Costa gravou um vídeo com o colega parlamentar para mostrar que o Projeto de Lei é defendido pelo deputado de São Paulo desde de 2020.

"O ministro dos Transportes, Renan Filho, tenta posar de inovador, mas o projeto sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas é uma pauta antiga do @kimkataguiri. Em vez de criar soluções, Renan Filho prefere se apropriar das ideias dos outros!", escreveu o delegado Fábio Costa.



Em Tempo!

O ministro dos Transportes Renan Filho anunciou nesta terça-feira, 07, que a população já pode participar de uma consulta pública sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas para obter CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo RF, a iniciativa foi aberta no dia 2 de outubro e tornou-se, em 24 horas, a mais acessada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Nosso projeto da CNH está na boca do povo e já atingimos 5 mil contribuições em um só dia. Já é a maior participação em uma consulta pública da gestão @LulaOficial. Essa é a prova que é uma demanda urgente da população. Contribua no link!", escreveu Renan Filho.

Veja aqui a Minuta de resolução que democratiza o novo processo de formação do condutor

Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada!

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”,

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Kleverson Levy

Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.