
Renan Filho será mesmo candidato ao Governo de Alagoas em 2026?

Ex-governador de Alagoas terá como missão maior eleger o pai, o senador Renan Calheiros (MDB), para sua quinta eleição ao Senado Federal
Quem anda no círculo da turma dos Calheiros (os Renans) afirma para todos os cantos que o senador licenciado e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), será candidato ao governo de Alagoas. A candidatura de RF é dada como certa para os que cercam os emedebistas alagoanos.
De fato, até o próprio ministro de Lula já confirmou que deve voltar a Alagoas e concorrer pela terceira vez ao Palácio República dos Palmares. Porém, não sendo muito pessimista ou "tentar presumir" sobre o assunto, mas acredito que - ainda - há de acontecer muitas situações até abril de 2026.
2025 faltam - praticamente - três meses para encerrar. 2026, no entanto, quatro meses para a desincompatibilização dos cargos. Até lá, a saída deve acontecer normalmente, independente de ir às urnas ou não, e a tendência é quem pretender ser candidato ficar no 'stand by' para qualquer eventual emergência eleitoral.
Dizem, alguns mais próximos dos Calheiros, que o ex-governador de Alagoas terá como missão maior eleger o pai, o senador Renan Calheiros (MDB), para sua quinta eleição ao Senado Federal.
Essa possibilidade política e eleitoral, entretanto, faz com que Renan Filho retorne à eleição local. Não, segundo o que afirmam ao Blog Kleverson Levy, que seja a primeira opção e vontade para ele em 2026, mas, um caso de "vida (política) ou morte (eleitoral)" para manter Calheiros (pai) no mandato.
Ou seja: por conta de tudo isso, Calheiristas já não escondem o destino de Renan Filho para 2026. Ser candidato a governador, por bem ou por mal, ou colocar em jogo uma das duas vagas de senador no próximo ano.

Afinal, o Palácio República dos Palmares, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), leia-se Marcelo Victor (MDB), o MDB alagoano e, por fim, os aliados dos senadores, não veem outra saída para manter o grupo político comandando o estado de Alagoas.
Afirmam, portanto, que é melhor Renan Filho do que entregar o Governo de Alagoas para oposição. Aliás, percebe-se que nem o MDB, nem Calheiros, nem Paulo Dantas e nem MV preparam um nome - até então - para lançar - caso os acordos deem errado. Comenta-se que o plano B está guardado, mas pode ser que não dê certo.
O certo é Rernan Filho cumprir a promessa que fez - quando? - e sair candidato a governador. Deixar Brasília e voltar para Alagoas, logo quando está em crescente política nacional?
Por fim, fica o questionamento: Renan Filho será mesmo candidato ao Governo de Alagoas em 2026?
Será?
É, veremos!
Política é política!
Por aqui, Continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada! “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Mais lidas
-
1VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL