ALE: ‘Eleições indiretas’ para governador e vice estão marcadas para 02 de maio
Será numa segunda-feira, 02 de maio, a votação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado que está em vacância, após a renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB) em 02 de abril.
Fica a cargo da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), leia-se os 27 deputados estaduais, escolher quem será o chefe do Executivo estadual pelos próximos meses de 2022.
O presidente da Casa de Tavares Bastos, deputado Marcelo Victor (MDB), publicou nesta sexta-feira, 8, o edital convocando para o dia 2 de maio, às 10 horas, no plenário da Casa.
De acordo com matéria publicada no site da ALE, o edital de convocação ‘obedece ao que preceituam o parágrafo 3º da Constituição Estadual e a Lei estadual nº 8.576/2022, que estabelece as regras para a realização do sufrágio, no caso de vacância dos cargos em questão, nos dois últimos anos do período governamental, cabendo ao Legislativo realizar a eleição, por meio do voto dos deputados integrantes do Poder, em sessão extraordinária, exclusiva para esse fim, no plenário da Casa’.
Vale lembrar que, ainda de acordo com o edital, o interessado em disputar um dos cargos deverá apresentar registro de candidatura perante a Mesa Diretora do Legislativo, em até 72 horas antes da realização da eleição.
“Qualquer cidadão ou cidadã poderá se inscrever a um dos cargos, desde que brasileiro maior de 30 anos e respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade. A inscrição deve ser apresentada ao serviço de Protocolo Geral da Assembleia Legislativa até as 10 horas do dia 29 de abril. No edital consta ainda a relação da documentação exigida e demais procedimentos a serem adotados pelo candidato”, diz o texto da Assessoria.
O edital e mais detalhes sobre as eleições indiretas podem ser conferidos Clicando Aqui!

Rememorando!
O grupo dos doze (12) é formado pelos deputados Ângela Garrote, Davi Davino Filho, Francisco Tenório e Tarcizo Freire, ambos do Progressista (PP), além de Antônio Albuquerque (Republicanos), Cabo Bebeto (PL), Davi Maia (União Brasil), Jairzinho Lira (PSD), Jó Pereira (PSDB),Marcos Barbosa (Avante), Ronaldo Medeiros (PT) e Silvio Camelo (PV).
Já o grupo dos 15 estão Breno Albuquerque, Bruno Toledo (MDB)Cibele Moura, Dudu Ronalsa, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, Galba Novaes, Gilvan Barros Filho, Inácio Loiola, Léo Loureiro, Marcelo Victor, Olavo Calheiros, Paulo Dantas, Ricardo Nezinho e Yvan Beltrão – todos do MDB Calheirista.
É isto! E viva a política em Alagoas! #VidaQueSegueMais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal