Prefeitura de Arapiraca orienta funcionários de hospitais sobre coronavírus

A Prefeitura de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de orientações sobre o coronavírus nos hospitais locais.
Na manhã desta quinta-feira (19), a equipe da vigilância realizou as orientações no Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama) e Hospital Nossa Senhora de Fátima. Os outros empreendimentos em saúde devem ser visitados até esta sexta-feira (20).
Dentre os assuntos abordados na capacitação, estão os sintomas da doença, as diversas formas de prevenção e o comportamento profissional mediante os casos suspeitos.
É sempre importante lembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas clínicos da doença são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonias. Os principais são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.
Dentre as precauções para se proteger do contágio estão:
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa enquanto estiver doente;
Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas