Seleção do IBGE para vagas temporárias em Alagoas é suspensa

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para preencher 2.995 vagas temporárias em Alagoas foi suspenso depois que o órgão anunciou nesta terça-feira (17) que o Censo Demográfico foi adiado para 2021 por causa do avanço do coronavírus. Os selecionados iriam trabalhar no Censo 2020.
Os candidatos que já pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados. As orientações para receber o dinheiro de volta serão divulgadas pelo IBGE nos próximos dias.
De acordo com os editais, em Alagoas, seriam 2.596 vagas para recenseador (ensino fundamental completo), 80 para agente censitário municipal e 319 para agente censitário supervisor.
O IBGE informou que a decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.
De acordo com o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.
O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. "Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE", garantiu a instituição.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas