Câncer de mama
Nos dias 01 e 02 de outubro a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, apresentou a linha de cuidado do município na prevenção do Câncer de Mama durante Simpósio do Projeto Outubro Rosa no Hospital Universitário, em Maceió. Participaram do evento oncologistas, mastologistas, ginecologistas e gestores.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher de Arapiraca, Maria Luiza Bezerra, todos os presentes parabenizaram o município que vem a frente de muitas ações de saúde pública, mesmo diante de toda a crise que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta.
Apesar de Arapiraca, este ano, ter 200 casos de Câncer de Mama registrados – 30% desse total atinge mulheres entre 35 e 49 anos – o modelo de atendimento adotado vem surtindo resultados positivos e diminuindo a mortalidade.
“O trabalho dos profissionais da Atenção Básica em conjunto com os da rede especializada tem garantido a detecção precoce do Câncer de Mama”, explicou a coordenadora. “A porta de entrada para a detecção precoce é a atenção básica, que a partir do resultado do laudo da mamografia direciona a mulher para a Atenção Secundária e Terciária”, completou.
Hoje o município oferece 184 consultas mensais de mastologia e 10 cirurgias benignas na rede de atenção à Saúde de Arapiraca. “A luta é diária mas posso afirmar que estamos indo no caminho certo”, comemorou Maria Luisa.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal