Canoa de Tolda está abandonada em Piranhas

12/11/2017

A canoa de tolda, símbolo do Baixo São Francisco, encontra-se em estado de abandono pela Prefeitura Municipal de Piranhas. Adquirida e recuperada pelo município há mais de 10 anos e considerada um patrimônio cultural dos moradores que vivem as margens do Rio da Unidade Nacional na região que compreende o município de Piranhas a Penedo. a canoa de tolda está abndonada no rio, na comunidade da Vila de Entremontes, povoado à margem do Rio São Francisco, que fica numa distancia aproximada de 25 km da cidade de Piranhas.

A canoa de tolda é uma das categorias da arte naval do Nordeste brasileiro e um dos mais importantes símbolos do patrimônio sócio cultural e afetivo da paisagem do Baixo São Francisco. No mundo existem apenas três canoas de tolda. A primeira encontra-se em exposição no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC). A segunda pertence a Organização Não Governamental Canoa de Tolda, de Brejo Grande em Sergipe que preservou essa relíquia transformada em Patrimônio Nacional Material do vizinho estado de Sergipe

A terceira é a de Piranhas que está abandonada e que foi usada na novela da Rede Globo, Velho Chico. Essa canoa que leva o nome da cidade de Piranhas, foi recuperada em toda a sua originalidade na gestão do então prefeito Inácio Loyola, atualmente deputado estadual. O parlamentar, como representante da cidade de Piranhas deve em tempo hábil levantar uma bandeira objetivando a utilização da canoa de tolda no turismo em Piranhas que vem se destacando no cenário nacional com a atração do passeio nos canyos do São Francisco.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.